
Conheça quais são os principais componentes da embreagem e como cada um desempenha um papel fundamental no sistema de transmissão do seu veículo.
Apesar da sua função aparentemente simples, a embreagem é um sistema vital para veículos com transmissão manual.
Que tem por objetivo garantir o funcionamento eficiente no processo de conexão da força do motor à caixa de câmbio.
Para realizar esse papel, seu sistema interno é composto por alguns componentes principais que trabalham em sincronia.
Essa ação é o que possibilita uma troca de marchas de forma suave e a parada do veículo sem que o motor desligue.
A seguir, vamos apresentar detalhadamente os principais componentes da embreagem e suas respectivas funções.
Índice do conteúdo
1. O disco de embreagem ou Platô de fricção
Localizado entre o volante do motor e a placa de pressão, o disco de embreagem é o componente central do sistema, responsável por realizar o contato, através do atrito, entre o motor e a transmissão (a caixa de câmbio).
Geralmente, esse elemento consiste em um núcleo metálico (cubo) com ranhuras internas que se encaixam no eixo piloto da caixa de transmissão.
Junto a esse núcleo, encontram-se revestimentos de fricção em ambos os lados, fabricados com materiais resistentes ao calor e ao desgaste, como lonas orgânicas, materiais cerâmicos ou uma combinação de ambos.
Estes revestimentos, são capazes de gerar o atrito necessário para a transmissão de potência do motor quando a embreagem está acionada.
A qualidade desses revestimentos também influencia significativamente na durabilidade e no desempenho da embreagem.
2. O platô de embreagem (placa da pressão)
Parafusado ao volante do motor, este disco de metal tem como função exercer pressão sobre o disco de embreagem contra o volante do motor, permitindo a transmissão de potência quando o pedal da embreagem não está sendo pressionado.
Essa placa, geralmente é feita de ferro fundido, e que incorpora um conjunto de molas (diafragma ou helicoidais) fornecendo a força necessária para essa pressão.
- Molas de diafragma: Um tipo de mola cônica com ranhuras radiais, que proporcionam uma pressão uniforme sobre o disco de embreagem e um acionamento mais suave.
- Molas helicoidais: São molas em forma de espiral distribuídas circunferencialmente na placa de pressão. Têm o objetivo de manter a pressão adequada para o acoplamento da embreagem e liberar essa pressão quando o pedal é acionado.
3. O rolamento de embreagem: o elo de acionamento
Também chamado de colar, o rolamento é um dos componentes da embreagem que tem como função facilitar o acionamento do platô.
Quando o pedal da embreagem é pressionado, o rolamento desliza sobre o eixo piloto da transmissão e é acionado pelo garfo da embreagem, transmitindo a força para as molas da placa de pressão.
Dessa forma, aliviando a pressão sobre o disco de embreagem e interrompendo a transmissão de potência.
O rolamento pode sofrer bastante desgaste, portanto, precisa ser robusto e bem lubrificado para suportar o atrito constante e as altas temperaturas das rotações.
Principais de sistemas de acionamento:
- Sistema Mecânico: É um sistema mais simples que utiliza cabos de aço e alavancas para transmitir o movimento do pedal diretamente para o garfo da embreagem, desta forma acionando o rolamento. Pode exigir mais esforço do motorista.
- Sistema Hidráulico: Oferece um acionamento mais suave. Esse sistema utiliza um cilindro mestre (conectado ao pedal), tubulações e um cilindro escravo (localizado próximo à embreagem). Ao pressionar o pedal, o cilindro mestre bombeia fluido hidráulico para o cilindro escravo, que aciona o garfo da embreagem.
Em alguns veículos, especialmente aqueles com transmissões automatizadas, o acionamento da embreagem é feito por atuadores eletromecânicos controlados pela unidade de comando da transmissão.
4. O volante motor, superfície de contato
O volante de motor é um disco de metal maciço, normalmente de ferro fundido, firmemente fixado à extremidade do virabrequim do motor.
Possui uma superfície plana, que serve de ponto de atrito ideal para o disco de embreagem e também como ponto de fixação para a placa de pressão.
Sua principal função é de armazenar a energia cinética, mantendo a rotação do motor mais suave e uniforme entre as explosões geradas nos cilindros.
Uma análise fundamental dos componentes da embreagem
Em conclusão, conhecer a principal função de cada um desses componentes da embreagem é indispensável para entender seu funcionamento e diagnosticar possíveis problemas para realizar a manutenção adequada.
Embora o desgaste natural das peças seja inevitável com o uso, práticas de condução adequadas podem prolongar significativamente a durabilidade.
Portanto, a atenção aos sinais de desgaste e manutenção preventiva da embreagem, são cruciais para garantir a vida útil de todo o sistema.