4 dicas para aumentar a vida útil da embreagem

produção de embreagem remanufaturada

Além da quilometragem, a real vida útil da embreagem também está relacionada a fatores, como o estilo de condução do motorista, às condições de uso e manutenção.

Como já sabemos, esse componente fundamental do sistema de transmissão do veículo está sujeito ao desgaste natural devido ao atrito durante o uso.

No entanto, eventuais hábitos inadequados podem elevar significativamente esse desgaste, reduzindo a vida útil da embreagem e seus componentes. Como consequência, gerando custos desnecessários de manutenção.

Apesar disso, para evitar surpresas desagradáveis e garantir durabilidade da embreagem, você pode adotar boas práticas de direção conscientes.

A seguir, apresentamos quatro dicas essenciais para conservar e aumentar a longevidade da sua embreagem.

1. Evite a “patinação” excessiva da embreagem

A “patinação” da embreagem acontece quando o disco de embreagem desliza excessivamente contra o volante motor. 

Especialmente durante a troca de marcha ou no arranque do veículo, é inevitável que ocorra um pouco de deslizamento.

No entanto, a prática de manter a embreagem patinando por um tempo, gera calor intenso, acelerando o desgaste das guarnições de fricção.

Formas de evitar a patinação:

  • Evite soltar bruscamente o pedal da embreagem, especialmente ao arrancar em subidas ou com o veículo carregado.
  • Não pressione o acelerador com força enquanto engata a embreagem. Acelere de forma gradual, permitindo que o acoplamento ocorra antes de aumentar a aceleração.
  • Utilize a marcha correta para cada situação. Evite acelerar em marchas muito altas, isso força a embreagem a patinar para compensar a falta de torque. Reduza a marcha sempre que necessário.
  • Em subidas, utilize o freio de mão. Em vez de manter o carro parado em uma rampa apenas com a embreagem patinando, solte o freio de mão gradualmente ao acelerar e liberar a embreagem.

2. Não mantenha o pé apoiado no pedal da embreagem

Muitos motoristas, principalmente os iniciantes, por falta de experiência, têm o hábito de manter o pé apoiado no pedal da embreagem enquanto dirigem, mesmo quando não estão trocando de marcha.

Essa pressão constante, mesmo que mínima, é suficiente para manter o rolamento de embreagem em contato parcial com o platô. Logo, a fricção contínua gera calor e desgaste no rolamento e em outros componentes do sistema, comprometendo a vida útil da embreagem.

Como evitar o pé apoiado no pedal:

  • Consciência do pedal: Preste atenção à posição do seu pé enquanto dirige. Certifique-se de que ele esteja completamente fora do pedal da embreagem quando não houver necessidade de trocar a marcha.
  • Utilize o apoio de pé: Normalmente os veículos possuem um apoio de pé projetado para o descanso do pé esquerdo durante a condução. Utilize-o para evitar a tentação de apoiar o pé no pedal da embreagem.
  • Evite o “nervosismo” no pedal: Alguns motoristas tendem a movimentar o pé sobre o pedal da embreagem sem necessidade. Mantenha o pé firme e utilize o pedal apenas durante as trocas de marcha.

3. Realize as trocas de marchas de forma sincronizada

Realizar trocas de marcha imprecisas ou incompletas podem gerar trancos e sobrecarregar a embreagem e outros componentes da transmissão. 

Por isso, engatar as marchas de forma suave e completa garante que a potência do motor seja transferida de maneira eficiente, sem forçar o sistema de embreagem a compensar engates malfeitos.

Como realizar trocas de marcha precisas:

  • Pressione o pedal da embreagem completamente: Certifique-se de que a embreagem esteja totalmente desacoplada antes de mover a alavanca de câmbio.
  • Mova a alavanca de câmbio com firmeza e no tempo correto: Siga o padrão de marchas do seu veículo e engate cada marcha de forma completa, sem hesitações.
  • Libere o pedal da embreagem de forma sincronizada com a aceleração: Coordenar a liberação da embreagem e o acionamento do acelerador é crucial para uma troca de marcha suave.
  • Evite “raspar” as marchas: Ruídos ao trocar de marcha indicam um engate inadequado, isso pode causar desgaste nos sincronizadores da caixa de câmbio e sobrecarregar a embreagem.

4. Evite sobrecargas excessivas e arranques bruscos

A embreagem é dimensionada para suportar as cargas normais de operação do veículo. 

No entanto, sobrecargas excessivas e arranques bruscos podem submeter o sistema a um estresse muito além do projetado, acelerando o desgaste e, em casos extremos, causando danos.

Como evitar sobrecargas e arranques bruscos:

  • Respeite a capacidade de carga do veículo: Evite transportar cargas excessivas que sobrecarregam o motor e a transmissão, exigindo mais da embreagem.
  • Evite arranques em marchas altas: Arrancar o veículo em marchas altas (segunda ou terceira) exige um esforço muito maior da embreagem para colocar o veículo em movimento. Utilize sempre a primeira marcha para arrancar.
  • Seja suave nas acelerações: Evite acelerações bruscas e repentinas, especialmente com o veículo carregado ou em subidas.

Invista em bons hábitos para aumentar a vida útil da embreagem do seu veículo

Eliminar hábitos aparentemente inofensivos, pode aumentar significativamente a vida útil de todos os seus componentes, além de ter reconhecer a necessidade de quando trocar a embreagem.

Ao adotar práticas simples de engate suave e progressivo, é essencial para minimizar atritos desnecessários.

Assim como, aprimorar a troca de marchas de maneira precisa, não só prolonga a vida útil da embreagem, mas também contribui com mais conforto ao dirigir.